

Modernos Eternos BH | 10ª edição
47 ambientes, 39 profissionais,
+ de 100 parceiros
Ao completar sua décima edição em Belo Horizonte, a Modernos Eternos reafirma sua vocação como espaço de criação, de troca e de memória, tendo a arquitetura e o design como eixos centrais. Esta edição especial e comemorativa ocupou dois prédios vizinhos e históricos — a Escola Estadual Afonso Pena (EEAP) e a Casa Una —, valorizando esses patrimônios da educação mineira por meio de experiências que entrelaçaram arquitetura, design, cultura, arte, entretenimento e memória afetiva.
O sucesso desta edição foi resultado do empenho de 39 profissionais em 47 ambientes, mais de 100 parceiros e inúmeros colaboradores, além da equipe principal, recepcionistas, garçons, seguranças, equipe de limpeza, músicos, artistas e cada visitante presente. Foram meses de preparação, gestão de imprevistos e dedicação para entregar uma experiência completa e surpreendente, com uma extensa programação de mini-talks culturais, música ao vivo, espaços gastronômicos inéditos e ações Street em diversos pontos icônicos da cidade.
AMBIENTES
AÇÕES ESPECIAIS
2025 - Temporada Cultural e Ação Street
Em 2025, a Modernos virou uma plataforma viva: reuniu música, artes visuais, literatura, gastronomia e experiências sensoriais. Promoveu encontros e reflexões sobre como a preservação e a reinvenção dos nossos espaços contribuem para um futuro mais consciente e conectado à nossa história, sempre atento ao que move as pessoas e ao que constrói a cultura. A Educação ganhou espaço e se tornou um grande eixo das ações culturais e das ações Street, abordando tanto o legado de figuras históricas quanto práticas educacionais contemporâneas.

Ação Street
1. AFONSO PENNA EM 4 CAPÍTULOS
A ação criou uma rota artística com obras expostas na Biblioteca Pública, MM Gerdau, Mercado Novo e Botânico Shopping.

Ação Street
2. MARCAS DE HONRA
No Museu Mineiro, a iniciativa homenageou personalidades contemporâneas de Afonso Penna que marcaram a história do Brasil.

Ação Street
3. DESENHO E PINTURA DA PRAÇA DA LIBERDADE
Ainda no Museu Mineiro, estudantes-artistas da UEMG ocuparam a Galeria Atrium com suas obras sobre a Praça da Liberdade.

Ação Street
4. HELENA ANTIPOFF: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANISTA
No Arquivo Público Mineiro, uma homenagem à educadora apresentou reflexões sobre sua trajetória no ensino humanista.

Ação Street
5. REGISTROS DE MEMÓRIA & HISTÓRIA — A ESCOLA NORMAL DE MONTES CLAROS
Ainda no Arquivo Público Mineiro, a exposição reforçou o papel do Norte de Minas Gerais como importante polo educacional do Estado.

Ação Street
6. CARTOGRAFIAS INVENTADAS — CASA FIAT DE CULTURA
A exposição reuniu pinturas inéditas das artistas Andrea Vilela e Mirella Sninelli.

Ações Culturais
7. TALKS | História, cultura, preservação, inclusão e urbanidade em diálogo
Mini-talks diários com temas que valorizam a cultura, história, moda, arte, com curadoria de Fabiano Lopes e coordenação de Tarcísio Brum.



































