
PILARES
Laura Carvalho
Pensando no ambiente escolar como formador de base da integridade humana, o espaço propõe explorar o simbolismo dos pilares em suas diversas configurações como ponto de partida para desconstruir o aprendizado clássico.
As colunas gregas, fonte de suporte e símbolo da tradição, estão no teto. A estante é erguida a partir de escrivaninhas usadas em salas de aula na década de 1950, desmontadas e reorganizadas de forma a enaltecer a importância do estudo e da história para o sustento da vida. A herança do passado também se incorpora no gramofone, visto por um espelho que reflete a tradição, referindo-a ao futuro. A junção da elegância de materiais nobres, como a pedra natural e a madeira, com padrões inusitados reafirma, em todo o espaço, a fusão entre o alicerce e a ruptura, nunca se contradizendo, e sim se complementando. O mobiliário moderno, que faz uma releitura da sua funcionalidade original, compõe com uma paleta de cores que traz o aconchego da infância.
O bloco de tijolos, feitos de folhas de poesia, demonstra a essência da literatura e da arte como sustentáculos até das coisas mais corriqueiras. Acima dele e de costas para o espectador, quase como se recusando a observa-lo, está uma figura de raízes africanas com punhos fechados que explicita o caráter fundido da ancestralidade brasileira. As citações, curadas a partir dos pós-modernos, reafirmam os postulados do projeto, partindo do conceito de ruptura com uma base de tradição. Sua natureza interativa, que permite que o visitante leve um pedaço do eixo para casa, brinca com o caráter desconstrucionista do local, que nunca será o mesmo duas vezes. O visitante torna-se, assim, autor e espectador, e o ambiente passa a existir por si só, com apenas seus pilares firmados pela arquiteta.
Um ambiente que valoriza sua história, mas, ao invés de submeter-se à tradição, apropria-se da ancestralidade do seu espaço para (re)construir a subjetividade da artista Laura Carvalho e de cada novo visitante.
Parceiros:
A. de Arte: arandela, pendente e luminária
Del Rei Pedras: placa Quartzito Royal Louise Blue e pé de mesa
Falci Elétrica: instalações elétricas
Galeria Tempus: poltrona B&B e Gaveteiros ex acervo UFMG
Hogar: composição retratos em tecido, tapeçaria, adornos e esculturas, composição madeira pintada-Will e mesa de livros de metal Bianca Barbato
Karminha Sousa: gramofone
Marie Camille Tapetes: tapete
Regina Barbi: tecido parede/teto
São Romão: sofá, espelho, mesas e poltronas
Varejão das Tintas + Lukscolor: tinta
Vélos Engenharia: execução de obra
LAURA CARVALHO




